Est  e ano será também comtemplado com a Medalha de Mérito Municipal Dourada o Grupo Coral Litúrgico de Penafiel, fundado em Setembro de 1983.
Inicialmente o Grupo Coral Litúrgico de Penafiel com a participação de 1 organista e 7 cantores, que com cânticos litúrgicos acompanhava a Missa dominical na Igreja do Sameiro de Penafiel.
Rapidamente este grupo teve a adesão de mais pessoas, jovens e adultos, que voluntariamente se candidataram a cantores do Grupo, e no final do primeiro ano de actividade, contavam-se já 19 elementos activos. Pouco tempo depois procedia à sua constituição oficial de Grupo Coral de Associados sem fins lucrativos, por escritura pública celebrada no Cartório Notarial de Penafiel.
Hoje o grupo conta com 46 coralistas, com idades compreendidas entre os 12 e 82 anos de idade e com perfil sócio-económico bastante amplo e diversificado, sendo a sua principal actividade o acompanhamento da liturgia na missa dominical das 11h00 na Igreja da Misericórdia de Penafiel.
Em actos mais solenes, o Grupo Coral convida um quarteto de cordas e/ou sopros para acompanhar os seus cânticos, de forma a enriquecer e valorizar a Música como expressão sublime da comunicação religiosa.
Ao longo do tempo, muitos têm sido os eventos que tem planeado e participado, destacando-se provas de atletismo, corridas de bicicleta, magustos, passeios, visitas de estudo, concertos, convívios, etc.
O grupo obedece a regras e normas de conduta disciplinadas e regulamentadas nos seus Estatutos Gerais, sendo anualmente eleita uma direcção a qual é responsabilizada por toda a actividade musical, recreativa e social.
Financeiramente, o Grupo depende da quotização mensal de todos os coralistas, da receita que obtém pela participação em casamentos, e, do apoio anual que a Câmara Municipal de Penafiel tem vindo a conceder.
Sendo um grupo coral de perfil essencialmente religioso, todos os seus cânticos respeitam as orientações da programação litúrgica e são principalmente inspirados na "Nova Revista da Música Sacra", edição da Diocese de Braga.
Assente em duas fontes "verdade" e "amor", o grupo tem desenvolvido toda uma dinâmica de comunicação consigo e com os outros, e apesar das dificuldades ainda hoje respira um ambiente de felicidade, colaboração, entusiasmo e amizade.
Também, na sua relação com a comunidade, com alguma frequência prepara pequenos reportórios de cantos e diversão para abrilhantar festas de idosos em asilo local.
Em 21 de Setembro do ano passado, este Grupo Coral Litúrgico de Penafiel festejou as suas bodas de prata, com o cântico tradicional dos Parabéns e uma largada de 25 foguetes após a celebração solene da eucaristia na Igreja da Misericórdia de Penafiel, seguido de um almoço/convívio com todos os seus elementos, amigos e convidados.
|